10 mitos sobre alimentos

1-A Banana: Uma “super fonte” de 9 vitaminas.Verdadeiro, mas falso: Parece ambíguo, mas é que apesar de realmente encontrarmos 9 tipos diferentes de vitaminas na banana. Porém, algumas delas são apenas vestígios, quantidades tão insignificantes que sequer farão diferença para sua saúde. Isso acontece também com outros tipos de frutas e verduras ditas como “super fontes”. De qualquer forma, a banana é rica em potássio, um nutriente que combate pressão alta.

2-Batatas deixadas para amadurecer no ar são saudáveis. Falso: Houveram casos de intoxicação com batatas deixadas para amadurecer no ar mas se você tomar o cuidado de retirar todos os germes e ramificações das batatas, então não há grandes riscos à saúde. A substância responsável por isso é a Solanina, um componente que se desenvolve sobre a casca de tubérculos expostos ao ar, Sol e umidade

3-Cenouras ajudam o fluxo em caso de diarréia. Verdade: Isto é devido a uma molécula conhecida como pectina que absorve água e diminui a liquidez das fezes. Cuidado apenas com intolerantes à cenoura.

4-O “automatic cooker” é seguro para cozinhar vegetais. Esse “automatic cooker” é uma panela elétrica. Como desconheço esse tipo de eletrodoméstico no Brasil, não faz sentido colocar a resposta aqui.

5-Beber a água usada no cozimento de vegetais é bom para a saúde. Existem duas escolas de pensamento neste fato nutricional que divergem totalmente.
Verdade: A opinião clássica diz que a água do cozimento de vegetais é uma solução concentrada de minerais e vitaminas que foram drenadas dos vegetais e seria um total desperdício jogá-la fora.
Falso: Por outro lado, junto com as vitaminas e minerais, também haverá pesticidas, inseticidas e nitrato encontrado em vegetais.
Se você tem certeza que o vegetal foi cultivado sem adição de agrotóxico, faça uma saudável bebida com a água usada no cozimento.


6-Cogumelos são as “carnes” dos vegetarianos. Falso: Cogumelos não contém todos os aminoácidos essenciais (construtores de proteínas) encontrado nas carnes. É necessário consumir 1 kg de cogumelos para obter o equivalente de proteínas em um bife. No máximo, podemos considerá-los como complementos protéicos.

7-Duas bananas equivalem a um bife.Falso: Você precisa de 12 a 14 bananas para igualar o valor protéico de 100 gramas de bife, mas é muito mais nutritivo comer 12 bananas do que um bife.

8-Leguminosas podem substituir carnes.Verdadeiro: Mas você precisa complementar suas refeições com outras fontes de proteínas. Embora mais carregadas com proteínas do que carnes (20 a 24%), falta nas leguminosas aminoácidos essenciais. O maior inconveniente de comer leguminosas é a fermentação intestinal que elas provocam.

9-Ameixas secas são excelentes contra constipação. Verdadeiro: É recomendável para intestinos preguiçosos comer, toda manhã, de 3 a 4 ameixas secas deixadas de molho por 24 horas em água e também beber esta água.

10-Sucos cítricos acidificam a urina. Falso: Os sais ácidos das frutas sofrem uma transformação no corpo humano que os transformam em carbonatos alcalinos, isto é, a natureza ácida das frutas cítricas são canceladas pelo corpo humano. A maioria dos vegetais e frutas, ricas em cálcio, potássio e outros metais são alcalinos. Eles são muito importantes em uma refeição para contrabalancear a natureza ácida das carnes, ovos e peixes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...