Os Efeitos Colaterais Do Whey Protein

 A proteína do soro do leite não desnaturada (whey) constitui-se da porção aquosa do leite produzida durante o processo de fabricação do queijo , quando ocorre a coagulação. Em sua forma original e bruta ,o whey fresco integral produz no trato gastrointestinal o mesmo efeito do iogurte e desde os tempos passados, ele tem sido considerado um agente de limpeza orgânica e um dos remédios para diversas desordens intestinais. O Whey é um componente de todos os tipos de leite , sendo que o leite da vaca, o que apresenta um teor de 6,25% de proteínas e desse total , 80% caseína e 20% whey.   

Uma das principais características do whey , é que ele é rico em partículas proteicas denominadas " peptídeos de whey "os quais representam a fonte de proteína de maior qualidade conhecida atualmente , maior até que os ovos , peixe , perú , carne vermelha , frango e principalmente a soja. A whey protein é bem menos suscetível à oxidação e à degradação por radicais livres do que as proteínas convencionais de origem animal. Para se produzir 1 kg. de whey concentrada são necessários 229 litros de leite. Nas versões de melhor qualidade como no caso das whey proteins isoladas, são necessárias um volume quase dez vezes maior, chegando a 2200 litros de leite para que se possa extrair 1 kg de whey 100% isolada.

A whey protein é a mais rica fonte de glutationa, o mais poderoso antioxidante natural presente no organismo. As frações peptídicas de whey apresentam a maior fonte conhecida de aminoácidos de cadeia ramificada BCAA. 

Pois também ele pode ter seus defeitos,podem causar alguns efeitos colaterais como alergias,deterioração dos rins,Colesterol e problemas no figado. Abaixo esta as informações mais detalhadas sobre esses efeitos colaterais do Whey Protein.

Reações Alérgicas

Atletas com intolerância à lactose podem sofrer reacções alérgicas. Isto porque a Whey é um derivado do leite. Neste tipo de situações é recomendado o uso de proteína isolada, se o problema persistir consulte um médico.

Deterioração dos Rins

Embora não exista estudos científicos que comprovem este efeito, há uma crença geral que consumir Whey em grandes quantidades e durante um grande período de tempo poderá afetar o correto funcionamento dos rins. Isto implica uma baixa no metabolismo dos rins e um consequente aumento dos níveis de acidez do sangue.

Problemas no Fígado

Alguns peritos também acreditam que o consumo excessivo de Whey Protein poderá causar danos no fígado, a quando do aumento do nível de cetonas no sangue, causando stress no fígado. Convém realçar mais uma vez que não há nada comprovado cientificamente sobre este efeito.

Colesterol Elevado

Se a proteína usada conter altos níveis de colesterol, há o risco de desenvolver os problemas típicos associados. Nessa situação opte por uma Whey Protein isolada.


Atenção: Este artigo não tem como objetivo espantar os usuários de suplementos para pré-treino, contudo é necessário alertar que o seu uso deve ser consciente e deve ser usado corretamente,sem exageros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...