O Treino Ideal Para Você


Quantos exercícios devo fazer? Quantas séries são ideais? Quanto tempo tenho que passar na academia? Este é um dos maiores problemas na ciência do treinamento. Saiba que não existe a possibilidade de estabelecer um treinamento ideal em termos quantitativos e qualitativos, e a melhor maneira de descobrir é testando.


Ao examinar os treinamentos de muitos esportistas percebemos facilmente 4 a 5 exercícios por grupos musculares, com 3 a 4 séries por exercício. Treinando 2 grupos musculares por dia passaria fácil das 35 ou 40 séries. É um exagero. Dificilmente treinos com tão elevado volume terão intensidade alta e, se tivessem, facilmente poderiam levar ao overtraining. As variáveis de volume de treino (número de execícios, series) só devem ser aumentadas quando é impossível aumentar o aspecto intensidade. É importante entender que a necessidade de um número alto de séries, se dá por estas serem deficientes, sendo necessárias várias que somadas terão significância. E este é o grande problema da maioria dos treinamentos, muita quantidade e pouca qualidade.

A briga entre intensidade e volume é intensa, e não vem de hoje. Grandes fisiculturistas defendem o maior volume (veja que maior nesse caso significa em média 25 séries por dia), alguns outros defendem o volume baixo com técnicas de alta intensidade (insuportáveis para a maioria das pessoas). É importante alternar entre as propostas, estudando e adaptando conforme suas necessidades, pois não existe uma receita do sucesso.

Conclusão

São inúmeros métodos e variáveis a serem controladas, porém uma das últimas que deve ser alterada é no número de séries. É importante melhorar a qualidade e intensidade do treino antes. É necessário quebrar esse paradigma dos treinamentos longos e intermináveis, 6 a 9 séries para grupos musculares grandes são ideais para ótimos resultados com hipertrofia. Para grupos menores, até menos séries podem surtir ótimos resultados. É importante entender que na musculação, quantidade não é qualidade. Procure o acompanhamento de um profissional para lhe auxiliar nestas propostas, só assim poderá saber o que lhe traz maiores resultados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...