Suplemento BCAA


A sigla BCAA significa, em português, aminoácidos de cadeia ramificada e refere-se à L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Estes aminoácidos constituem cerca de 35% da massa muscular total, tornando-se imprescindíveis para a manutenção e construção do músculo.
Os BCAA são considerados suplementos extremamente importantes para o rendimento desportivo.
Após o treino, o organismo entra num estado catabólico, dado que para produzir energia, necessita de recorrer às reservas musculares, originando perda de massa muscular. Com a suplementação de BCAA pode-se inverter este processo, pois os nutrientes necessários são colocados à disposição do organismo, sem ter de “roubar” a proteína do músculo.
Também ao serem colocados ao dispor do músculo logo após o treino, para além de induzir o crescimento muscular, os BCAA facilitam a recuperação. Isto acontece porque diminuem o esforço que o organismo terá de fazer para iniciar o processo de crescimento muscular. Caso contrário o corpo iria ficar mais tempo num processo catabólico, utilizando a proteína muscular para recuperar. A suplementação com BCAA permite que o corpo não necessite de destruir músculo para recuperar do treino.

BCAA Engorda ou Emagrece?

Os BCAA’s não provocam o aumento de gordura no organismo, mas promovem o acréscimo de peso através do aumento da massa muscular. Desta forma irá ganhar peso de uma forma saudável.
Como impulsionam a hipertrofia, pode-se dizer que os BCAA emagrecem. Ao ganhar músculo o corpo vai necessitar de consumir mais calorias para manter a massa muscular, irá utilizar as reservas de gordura para esse efeito, dessa forma auxilia na remoção de tecido adiposo pela aceleração do metabolismo de repouso.
No seguimento do que dissemos, se tomar BCAA você vai criar condições para perder gordura e desta forma emagrecer e ao mesmo tempo vai ganhar massa muscular e consequentemente, ganhar peso. Tendo em conta que a massa muscular é mais pesada de o tecido adiposo.

Efeitos Colaterais

Os estudos académicos comprovam que a suplementação de cerca de 5-20 gramas diárias de BCAA em cápsulas ou 1 a 7 gramas por litro de água, não apresentam qualquer efeito secundário. Dosagens maiores podem promover uma inibição de outros aminoácidos através da dieta e provocar desgaste gastrointestinal.

Melhor BCAA do Mercado

Os BCAA estão disponíveis sob a forma de cápsulas, pó, líquido ou combinados com outros suplementos (p.e. Whey).
Não existem estudos que comprovem qual a melhor forma disponível no mercado. Poderá optar por tomar em pó ou cápsulas, de acordo com o seu gosto. Tudo vai depender da qualidade do produto apresentado.
É importante termos em consideração que os BCAA necessitam de outros nutrientes de forma a maximizar o seu efeito. Assim, ao iniciar a suplementação com BCAA, será importante ter a noção que necessita de uma alimentação rica ou até mesmo de suplementação nos seguintes nutrientes:
  • Vitamina B6 – Tem uma grande responsabilidade no transporte de aminoácidos para o interior das células.
  • Vitamina B12 – Tem funções muito importantes no metabolismo dos aminoácidos
  • Biotina – Importante para a síntese de proteína e formação de glicogénio
  • Cromo – Aumenta a eficácia da insulina, que é uma hormona essencial na construção de aminoácidos
Se optar por um produto de BCAA puro, a marca Optimum Nutrition parece reunir consenso quanto à qualidade dos seus produtos em cápsulas ou pó, também poderá optar pela MHP BCAA 3300 ou XCore.
O Dymatize Liquid Super Amino, é uma excelente opção para BCAA sob a forma líquida.
Se preferir um produto de aminoácidos com BCAA, o Essential Amino Energy da Optimum Nutrition tem uma constituição excelente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...