Álcool x Metabolismo


O principal problema com o alcool não é o número de calorias que ele contém mas sim a quantidade de efeitos no metabolismo. Um recente estudo, por exemplo, mostrou que até em pequenas quantidades o alcool tem um grande impacto no metabolismo.

Neste estudo a oito homens foram dados dois drinks de vodka e limonada separados em 30 minutos. Cada drink continha menos de 90 calorias. O metabolismo foi medido antes e depois da consumação dos drinks. Por varias horas após beber a vodka o oxidação de lipidios no corpo inteiro (uma medida de quanto de gordura seu corpo está queimando) caiu em 73%.

A razão do porque que o alcool tem este dramatico efeito no metabolismo tem a ver com o jeito que o alcool é manuseado no corpo. Quando o alcool é consumido, ele passa rapidamente do estomago e intestinos e dentro do sangue ele vai para o figado. No figado, uma enzima chamada “alcohol dehydrogenase” media a conversão
do alcool para “acetaldhyde”. “Acetaldehyde” é rapidamente convertida para acetato pelas outras enzimas.

Portanto em vez de ficar armazenado em gordura, o principal destino do alcool é a conversão para acetato, a quantidade de acetato formado é dependente da quantidade de alcool consumido. Por exemplo, os niveis de acetato no sangue após beber vodka foi 2.5 vezes maior do que o normal. E parece que em um forte aumento de acetato adiciona uma “pausa” na perda de gordura.

O tipo de combustivel que nosso corpo usa é ditada em certa medida pela disponibilidade. Esta é uma das razões para a indução para a dieta metabolica. Por limitar severamente os carboidratos em seu corpo o mesmo é forçado a revivelo? Isso é uma maquina de queimar gordura, então se você for adaptado a gorduras e aumentar o uso de proteinas das funções, como “anaplerosis”, os carbos são fortemente envolvidos.

Em outras palavras, seu corpo tende a usar qualquer coisa que você o alimente, e após um tempo ele fica adaptado a ingestão de macronutrientes. Infelizmente quando o nivel de acetato aumenta, seu corpo queima-os preferencialmente, desde que o acetato é basicamente o mesmo produto do “beta oxidation” de acidos de gordura e glicoses (glucose e piruvato de acetato), mas ele não requer trabalho metabolico para produzi-lo.

Então o corpo basicamente queima o acetato primeiro, e com o rapido aumento do alcool dentro do corpo, basicamente ele “puxa” a oxidação da gordura para fora da equação metabolica.

Pois o acetato é facilmente formado pelo alcool ele pode ser pior do que ingerir carboidratos na medida em que se afeta o metabolismo. Pois a glucose tem que ser sequenciamente metabolizada atraves de varios passos para formar o acetato, enquanto o acetato é formado pelo alcool em poquissimos passos. O alcool também pode ser considerado parte do caminho entre carboidratos e gorduras, e tem mais calorias do que carboidratos. Por isso as bebidas de baixos carboidratos contém menos de que 100 calorias apesar de ter somente 2.5 gramas de carboidratos e 0.5 gramas de proteinas. Enquanto os carbos e proteinas somente fazem 12 calorias, 12 gramas de alcool fazem as 80 calorias restantes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...